• Tattoo Adage

    Entrevista, Snoopy Body Piercer - Parte 1


    O Piercer Ronaldo Sampaio, mais conhecido como Snoopy, é um dos pioneiros na aplicação profissional de body piercing e outras formas alternativas de modificações corporais. O Body Piercer ministra workshops e cursos, participa de convenções, além de integrar a diretoria do (SETAP - Sindicato dos Estúdios de Tatuagem e Body Piercing). Em seis perguntas, tentamos conhecer melhor o seu trabalho e o atual cenário da modificação corporal no Brasil.


    _____________________________________________________

    Ficha Técnica

    Data de nascimento: 30/04/1975

    Estúdio: Scorpions Tattoo and Piercing
    Participações em convenções: Moderada, levando em consideração o descaso de alguns organizadores, que estão comprometidos apenas com o lucro, esquecendo dos expositores e adeptos que circulam pelos corredores das mesmas...
    Tempo de profissão: 10 anos prestando serviço nessa área, tenho cadastrado mais de 20.000 perfurações por ficha de anamnese.
    Referências profissionais: Acupunturista formado pela Bioclins, módulo 1 e 2, Socorrista cursado pela Cruz Vermelha Brasileira Avançado, cursado em Biossegurança e Controle de Infecção pela DRª. Lusiane Borges, Bio Médica, Membro da Body Piercing Club - UK, cursado em Técnicas Avançadas pelo Body Moder Lucas Zpira - France, cursado no Brasil em 1998, pelo não mais atuante André Fernades, Tattoo You - São Paulo Brasil e atualmente terminando o Curso de Fisiologia da Pele.


    _____________________________________________________

    Como foi o início de sua carreira de Body Piercer?

    Desde criança eu sou fascinado pela cultura indígena, na adolescência já despertava o interesse em Perfurar, trabalhei muitos anos em Farmácia como Balconista e sempre tinha amigos querendo que eu fizesse neles, perfurações da época como: Lóbulos e Aba nasais, isto em 1990. Porém! O tempo passou outros rumos eu tomei, até que, comecei a trabalhar num bar na Vila Madalena que era freqüentado por pessoas do meio artístico, foi nessa época, em 1997 que fui apresentado ao André Fernandes, um dos pioneiros da prática do Body Piercing aqui no Brasil. Como eu tinha o dia inteiro vago, por trabalhar num bar de funcionamento noturno, resolvi ocupar o meu tempo, recebendo tais informações vindas do mesmo.

    Porém comecei tal atividade profissional no início de 1998 quando fui convidado pelo Karoba para trabalhar com ele, no bairro do Tatuapé, área nobre da Zona Leste de São Paulo e ali fiquei por sete anos consecutivos trabalhando e buscando conhecimento em relação à prática, lembro que às vezes o Karoba ficava até puto comigo, por eu me dedicar tanto e querer fazer todo e qualquer curso que fosse relacionado ou de ajuda na minha prática diária.

    Tive muita ajuda de pessoas ligadas a Área da Saúde que me presenteavam com livros entre outras coisas...


    Snoopy em aplicação de Surface Facial, 1

    Atualmente, quais são os Piercings e locais mais procurados para perfuração?

    Hoje em dia estou focado apenas no Tradicional Piercing, tive a oportunidade de trabalhar ao lado de grandes nomes Nacionais e Internacionais da Body Art, a procura maior que tenho hoje é: Aba Nasal, Umbigo, Língua, Genitais e Surface...


    Aplicação de Surface Facial, 2

    Você faz parte da atual diretoria do SETAP (Sindicato dos Estúdios de Tatuagem e Body Piercing). Quais são as vantagens em sindicalizar-se e quais as conquistas e lutas do SETAP?

    Quando recebi o convite do Diretor Presidente - Carlos Ferrari(Carlinhos), confesso que refleti e muito sobre, por eu já conhecer a gestão antiga que era o Sindicato dos Autônomos e não compartilhar das idéias dos mesmos naquela época. Acredito piamente que todo e qualquer atuante que desfruta das atividades aqui em questão têm sim! A sua parcela de comprometimento com á arte Corporal brasileira.

    Eu amadureci e muito, dentro da entidade em relação as minhas atividades e na posição de Diretor Vice Presidente, tive que me abdicar de muitas coisas para conseguir fazer valer o nosso direito de exercer tais práticas junto ao Conselho Federal de Medicina que atualmente é nosso parceiro e estamos juntos em acordo dos dois PLS em questão: projeto de lei 7703/06 Ato Médico e Projeto de lei 2104/07 Que regulamentará as atividades, Tatuador e Perfurador Corporal, popularmente chamado de Piercer.

    A entidade SETAP foi idealizada para a defesa das atividades aqui referidas em relação a banalização que hoje em dia assola a nossa classe por causa da inadimplência dos órgãos fiscalizadores.

    Em 1986 a tatuagem foi proibida em Boston Estados Unidos da América, por causa do falecimento de um adepto em maca, quando estava sendo tatuado. Não fora questionado ao mesmo na época, se ele estava sobe efeito de qualquer tipo de entorpecente e infelizmente o tal estava e acarretou na súbita parada cardíaca, porém os Médicos ao constatarem a ferida aberta pela tatuagem, automaticamente por puro preconceito fizeram seus apontamentos no laudo de forma preconceituosa para com a nossa prática. Tanto é que, anos depois com a desmistificação da nossa prática na terra do Tio San - ela voltou a ser bem quista pela sociedade americana.

    Tem muito Médico preconceituoso que fala sem propriedade nenhuma sobre as atividades na qual represento... resultado! passam vergonha em rede nacional quando sou convocado pra debater com os mesmos. Porém! Eu ainda vejo a prática da tatuagem focada apenas no artístico em muitos países, reparem que o único cuidado que alguns Tatuadores tem é, com luvas descartáveis... Mascará e Avental pra que?

    Muitos aqui desconhecem o que vem a ser monitorar a Autoclave, faço Esses entenderem aqui, se caso algum cliente acusar o Estúdio dizendo que contraiu uma doença de caráter infecto contagioso nesse recinto, não havendo a tal monitoração na qual me refiro automaticamente o Juiz irá contra o estabelecimento e fazendo com que o mesmo arque com todos os custos do suposto cliente infectado... Teste Químico e Biológico é eficaz para este controle de infecção.

    NÃO ESTAMOS AQUI BRINCANDO DE SINDICATO, TODOS OS ENVOLVIDOS NESSA ENTIDADE TÊM CONHECIMENTO AMPLO NO QUE DIZ RESPEITO ÀS ATIVIDADES AQUI REFERIDAS, PENSO QUE PELO FATO DO NOME SINDICATO TER HAVER COM POLÍTICA E OS POLÍTICOS NÃO TEREM CREDIBILIDADE COM A POPULAÇÃO, ACABAMOS PRÉ- JULGADOS POR ISSO.

    NOSSO CÓDIGO DE ÉTICA É BEM ESPECIFICO QUANTO AS NORMAS, MESMO ALGUMAS PESSOAS CONTESTANDO OUTRAS, NO QUESITO ÉTICO.

    Eu mesmo jamais estaria envolvido numa Entidade que não fosse séria, afinal! São dez anos prestando serviço a população que me procura.

    Pra qualquer profissional atuante construir um nome e ganhar respeito entre os demais leva tempo, eu não sou um louco pra jogar o que conquistei ralo á baixo, por pretensões monetárias. Graças á Deus não preciso disso... Tanto que, devo ser o único Diretor Presidente de algo sem captar mensalmente nada referente ao meu trabalho.

    Eu na pretensão de sobreviver do que faço dignamente e dar condições de uma vida melhor para a minha família, defendo com unhas e dentes essa classe tão desunida e tão prostituída aqui em nosso país, devemos cuidar daquilo que fomos percussores para que, ao invés de murcharem, estas atividades cresçam e dêem bons frutos, pessoas mais capacitadas, conscientes do seu lugar no mundo, não contestam os benefícios de uma entidade.

    "Como é que eu vou cobrar se eu não condiciono a única entidade representativa a nada..."

    Levando em consideração que, só na grande São Paulo, de 100% dos estúdios prestadores desse tipo de serviço, apenas 30%, estão aptos para estarem com as portas abertas atendo a demanda que os procuram, acredito que seja por isto que os demais cobram estes preços surreais aos olhos de quem exerce com segurança tais atividades.

    Defendo a causa, mesmo porque o SETAP não toma todo o meu tempo, temos reuniões quinzenais, trabalhamos diariamente em prol das atividades. Monitoramos todo e qualquer facínora aproveitador, se for preciso protocolamos a denúncia contra o mesmo nos órgãos vigentes e levamos o mesmo aos bancos dos réus se for necessário.

    Estamos prestes a nos tornamos Entidade Federativa, por sermos vistos com bons olhos não só pela classe Médica e sim! Pelas pessoas que sabem da importância dessa conscientização entre os profissionais e a população.

    As Prefeituras e Subprefeituras do Estado de São Paulo e Municípios coligados, estão nos convidando para levarmos a informação na integra para a população, em conjunto com a Vigilância Sanitária, dentre outras empresas como: Sercon Autoclaves, Fórmula e Ação, Long Life, Coca Cola Zero, entre outras...

    Nenhumas dessas empresas aqui referidas nos apoiariam em qualquer ação, se não passássemos para elas a segurança na qual precisam para unir as suas respectivas marcas a uma classe que já fora tão marginalizada há tempos atrás... Do underground ao pop art, daria até um belo título pra nossa luta.

    Muitas pessoas ligadas ao meio no qual sou parte, me pergunta a mesma coisa em relação aos benefícios de ser Associado ao SETAP, É simples! O beneficio de ser associado ao SETAP é que somos a única entidade de classe representativa até o momento, graças a nós, muitos aqui, que são descompromissados com a prática em questão, se beneficiam da luta de poucos, falo isto com propriedade porque os atuantes mais antigos, se não tem aminésia irão se lembrar de uma lei imposta pelo então na época Deputado aqui em São Paulo, o Sr° Campos Machado, que proibiu a aplicação de piercings e tatuagens em menores de dezoito anos. Se tivéssemos na época o corporativismo que temos hoje, com certeza, essa lei não vingaria, mesmo porque! Ela féri diretamente a Constituição por legislar em cima da vontade do pai e da mãe sendo estes responsáveis integrais pela educação e do bem estar dos seus filhos, e não o governo. Particularmente falando, sou contra a lei, por achar a mesma Inconstitucional.

    Fazer uma lei é fácil, o difícil é fazer a mesma ser cumprida, levando em consideração a inadimplência dos Órgãos Fiscalizadores que deveriam fazer o papel deles de forma nada branda a estes que estão de carona em nossas atividades e muitas vezes ganhando mais do que nós, seguidores dessa lei que infelizmente não funciona, ou seja! A lei engessou os profissionais aptos para tais funções e condicionou as lojas clandestinas.


    Aplicação de Surface Facial, 3


    Relacionado:
    Entrevista, Ronaldo Sampaio (Snoopy) - Parte 2

    0 comments:

    Post a Comment

     

    Blogger news

    About

    Blogroll